As cortinas tem poder de transformar um ambiente

cortinas transformam ambiente

Cortinas podem dar outra cara ao ambiente. Se o local é clean ou minimalista – com o mínimo de decoração, a peça pode fazer toda a diferença para que o lugar ganhe personalidade e estilo. Mas se o ambiente já possui um estilo por conta dos móveis, tipo de piso e cores de parede, é preciso ser criterioso para escolher a cortina ideal, já que um erro pode deixar o ambiente over.

Comumente utilizadas em salas e quartos, as cortinas também poder ser usadas em banheiros e para dividir ambientes. Os estilos são variados. Com varão, que suporta o tecido, de rolo, que pode ser aberta de baixo para cima, com argolas, e com ganchos.

Iluminação: Uma das principais funções das cortinas é regular a entrada de luz. Quanto mais escuro e pesado for o tecido utilizado, menos iluminação entrará no local. Tons claros e materiais leves são mais utilizados para lugares onde a iluminação pode ser reduzida, mas sempre desejada.

No quartos, onde normalmente a iluminação incomoda em determinados momentos do dia, é possível aplicar o veludo, moderno e luxuoso, principalmente em quartos femininos, que ganharão um ar mais pesado. Também há a opção da sarja, ideal para quem busca reproduzir uma decoração mais rústica, e o blackout, que veda como nenhum outro a entrada de luz.

Já para ambientes onde a iluminação é necessária, como as salas, há mais opções. Pode-se usar o voil, que é tendência no universo da decoração por sua versatilidade e fácil combinação.  A seda, que pode ser acompanhada de outro tipo de tecido, é ótima opção para dividir ambientes, já o cetim, que também pede forro, é muito leve e delicado. Também há o shantung, que é um pouco menos transparente, mas não tão pesado, e o linho, ideal para reproduzir tons de areia, indicados para ambientes de uma casa de praia, por exemplo.

Estampas e cores

As estampas e cores flexibilizam o uso das cortinas, e, se bem aplicadas, dão um charme a mais ao ambiente. Tons neutros como branco, nude, rosé e bege são utilizados para dar um ar clássico ao ambiente. Prata, dourado e preto dão uma roupagem moderna ao cômodo, e as estampas coloridas, divertem e descontraem, principalmente em quartos infantis e cozinhas.

Em alta este ano, cortinas com listras, verticais ou horizontais, podem deixar um ambiente marcante, sofisticado, e, dependendo das cores escolhidas, leve. A combinação preto e branco é um clássico, mas deve ser protagonista do ambiente, já que a combinação é naturalmente chamativa. Já combinações como bege, azul marinho e azul bebê são ideais para quartos que possuem paredes e móveis claros.

Tamanhos

Já o tamanho das cortinas depende de onde fica a janela, ou o ambiente que deseja dividir. A dica é não exagerar, deixar a cortina arrastando do chão não é bonito, e pode atrapalhar na hora da limpeza da casa.